Luana Arnhold - 3ª gestação - Parto Desassistido



Ainda me recuperando do parto, então esse é um resumo do meu parto.

Comecei a sentir algumas contracoes as 22:30 do dia 10/01, como tinha tido um alarme falso no dia 09/01 não falei nada para o meu marido, estávamos resolvendo uma coisa juntos e eu comecei a ter que parar o que estava fazendo durante as contracoes. Ele perguntou se era e eu não tinha certeza, estavam mais fortes e duradouras que no dia anterior, então possivelmente.

Depois de 1 hora de contrações de 10 em 10 minutos, com duração de 1 minuto, achamos melhor começar a arrumar as coisas.

Como éramos só nos dois, a arrumação foi um pouco mais demorada. Crianças dormindo, pegamos todas as
coisas para o parto e colocamos próximo do local onde ficaríamos, inflamos a banheira, enchemos de água e quando terminou eu ja estava com contrações mais fortes.

Era aproximadamente 1 da manhã quando conseguimos finalmente entrar na banheira e só nos preocuparmos com o parto (chamamos a babá para ficar no quarto com as crianças).

Em algumas contrações eu conseguia relaxar bastante e só fazer respiraçao, outras eu sentia necessidade de balançar, outras eu vocalizava.

De tempo em tempo, eu colocava o dedo para ver se ja dava para sentir a cabeça. Em alguns momentos a frustração por não estar sentindo nada, pois não tinha noção nenhuma do tempo, não sabia identificar quanto tava de dilataçao, então não tinha ideia se tava avançando lentamente ou rápido.

As contraçoes começaram a ficar fortes e emendavam muitas vezes. Eu me sentia um bicho, os movimentos eram totalmente instintivos e eu as vezes respirava, noutras eu vocalizava bem alto. Horacio me segurava e seguia meus pedidos.

Nessa hora eu ainda não conseguia sentir a cabeça e pensei que talvez não fosse transição, e que eu tava "ferrada" se aquilo não fosse o fim, ai pensava que não era possivel, que tinha que ser e que logo ia acabar.

De repente, em uma super contração, senti a bolsa romper e o bebê descer um monte, desceu tanto que eu pensei que ia sair. Quando parou a contração e não saiu eu achei melhor mudar de posição para ajudar na descida.

Estava deitada de barriga para cima com o Horacio atrás de mim e me ajoelhei de costas para ele me apoiando na borda da banheira.

A cada contração eu levantava com corpo e tentava soltar para ajudar a descida, outras horas eu
tinha vontade incontrolavel de fazer força.

Depois de cada contração eu verificava a altura do bebê, parecia uma eternidade.

O bebê descia lentamente e eu pensei que estava fazendo algo errado, travando. A duvida era se eu deveria fazer força durante os puxos ou só respirar e soltar (que é dificil pacas!) e decidi que faria força se sentisse vontade, ia seguir o meu corpo.

Mais algumas contrações e a cabeça chegou na saída. A proxima contração já sairia a cabeça, ficava me lembrando que tinha que soltar, relaxar, que ia ter que sair mesmo.

Falei para o Horacio que era para deixar sair, não era para mexer, só deixar sair, ele ficou sentado atrás de mim, com as pernas encostadas no meu joelho para eu nao escorregar.

Veio a contração e eu fiz força para ajudar, senti a cabeça saindo, parecia uma coisa gigante, nessa eu estava mais inclinada e a cabeça passou, mas a contração continuava e o Horacio começou a falar para eu abaixar que a cabeça estava fora da agua, eu falei: "Cala a boca, deixa quieto, me deixa quieta!" e ele mandando eu abaixar, e eu mandei ele calar a boca, quando a contração passou eu abaixei. Na hora eu tinha a certeza que tava tudo bem e que aquilo não era preocupante, o bebe ainda não tinha respirado. Horacio me contou depois que ele pensou que o bebe ia morrer afogado!

Alcancei o pescoço do bebe para ver se havia circular, achei que tinha e perguntei para o Horacio se ele conseguia ver e tirar, ele disse que não. Falei que na proxima contração ia nascer e para ele deixar sair sozinho.

A contração começou, eu senti o bebe começar a girar e perguntei para o Horacio se ele
estava mexendo, ele falou que não, que o bebe tava mexendo sozinho.

Terminou de rodar e começou a sair, a sensação é muito louca... Como que aquilo passa?! Lembro de pensar que os ombros eram tão grandes quanto a cabeça.

O bebê saiu e o Horacio pegou e tirou as circulares (tinham duas), eu virei e ele passou o bebe por baixo da minha perna e colocou no meu colo. O bichinho tava roxo, roxo... o virei de lado e comecei a fazer uma massagem nas costas, via que estava bem porque ele se mexia muito, ansioso para respirar, conseguiu e
comecou a chorar, um choro fraquinho, não chorou muito tempo seguido, chorava e parava e ficou la tranquilo no meu colo.

Na hora que o Horacio me entregou eu já coloquei a mão entre as pernas e avisei que era um menino. A
gente deu risada.

Horacio saiu da banheira, me deu as toalhas para enrolar o bebe, comecou a tirar a agua da banheira porque eu não tava conseguindo me levantar.

Avisei a Ana Cris e pedi para ela vir ajudar com a placenta e com o bebe. Avisei a minha irma que mora aqui em SP e ela também viria para ver.

Quando Horacio ja tinha tirado agua suficiente voltou para banheira e me ajudou a sair dela. Ai ele foi arrumar o quarto para eu poder deitar e esperar a dequitação.

Nesse tempo o bebe pegou o peito e começou a mamar (eu ja tinha esquecido como aquela primeira pega é dolorida!), a Ana Cris chegou, fomos para o quarto, a Bia tava acordada e ficou toda empolgada.

Bebe ok, placenta saiu linda e madura logo depois, para nosso alivio, minha irma chegou, ajudou a
controlar a Bia, fez comidinha para mim, para a Bia, arrumaram tudo e ai fomos dormir, eram 6 horas da manhã.

As 8 horas o Victor acordou, 8:20 a Bia, mas ainda bem que a babá tava bem e conseguiu ficar com eles, porque eu e Horacio estavamos um caco.

Acho que o mais incrivel desse parto é que eu estava atenta a tudo que estava acontecendo e ao mesmo tempo conseguia relaxar, eu sabia que ia nascer, não sabia quando iria demorar, sentia cada movimento do bebe, foi um trabalho realmente em equipe.

Acho que o fato de não ter ninguem para recorrer e perguntar o que estava acontecendo me deixou mais atenta ao que ocorria e não ao que um terceiro imaginava estar ocorrendo... não sei explicar.

Cada centimetro que o bebe descia eu sentia, na hora que a cabeça estava fora e eu senti rodar achei incrivel, como um serzinho desses consegue!

Eu consideraria parto ativo mesmo a partir de 1 da manha, o bebe nasceu as 3:15 (mais ou menos, a gente não tem certeza porque esqueceu de olhar na hora), então foi um parto rapido, mas a sensação que tenho é que foram horas e horas.

O relato completo fica para depois ! Eu ja falei para o Horacio que ele deveria fazer o relato porque eu não lembro de todos os detalhes!

Beijos,
Lua, agora mamae de três!

Editado em 14/02/2011: Leia no blog das Mamiferas sobre a decisão da Luana e seu esposo para o parto desassistido

4 comentários:

  1. oi Rosana!!!
    pode colocar o link sim!!!
    foi meio na pressa, mas precisava mostrar as outras pessoas...qm sabe apoiar num futuro PD de outras mulheres!!!!
    obrigada por passar aqui!
    estou doida pra assistir seu parto mandando good vibes!!!!!!!!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oí Luana,
    Quem a víu tão pequenina como eu a ví, só posso dizer: VOCÊ É GRANDEEE!!!! Parabéns!
    RELATO FORTE E GRANDIOSO!!!!
    Beijos, com carinhos da Maurize

    ResponderExcluir
  3. Impressionante e emotivo relato de amor e determinação.Coisa de MÃE. Sejam felizes. Deus os abençoem. Ná

    ResponderExcluir
  4. Olá! Como eu posso falar com a Luana? Pode ser que sejamos parentes pois temos o mesmo sobrenome: Arnhold que não é muito comum. Sou de Cascavel-Pr e estou grávida de 4 meses. Se puder entrar em contato com ela, agradeço! Meu email: lidelalice@gmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir

O que achou desse relato?
Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão.